sexta-feira, 22 de junho de 2012

Conselho de Saúde exige mais agilidade no atendimento ao SUS


Em média 29 pacientes, considerados em estado grave,  aguardam na UPA I, por um leito de internação hospitalar em Cascavel nos últimos dias.  São pessoas com AVC, Fraturas, doenças infecto contagiosas e que necessitam de tratamento em  isolamento,  etc.. Vide matéria da RPC e da TV Tarobá de Cascavel (http://www.tarobacascavel.com.br/videos/materia/jt2/12800/MP_e_autoridades_da_saúde_discutem_solução_para_UPA).

O tempo médio de espera por leitos para tratamento de Neurologia é de oito dias, Vascular, seis dias, Cardiologia, Cirurgia Geral e Digestivo quatro dias e demais especialidades de 2 a 3 dias. Porém há casos em que o tempo de espera ultrapassa duas semanas.

Por outro lado, há uma fila de espera por leitos para a realização de cirurgias Eletivas de 5.584 pacientes.
Acredito que o resultado da reunião foi positivo. Fizemos um balanço da situação, acordamos algumas questões que irão nortear a relação entre as partes envolvidas a partir de agora e faremos este acompanhamento da taxa de ocupação de leitos SUS, em parceria com o controle social.

Comitê de Urgência e Emergência, composto pelos representantes da Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, SAMU, SIAT, Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público Estadual e Diretores Clínicos dos hospitais conveniados ao SUS e HUOP, esteve reunido  no dia 20/06/2012, par tratar do assunto.

Após amplo debate, foi tomado as seguintes deliberações:

1.     Controle e avaliação conjunta pelo Estado e Município, encaminhando cópia ao Conselho Municipal      de Saúde e Ministério Público;
2.     Atualização dos dados do clic pelos médicos das UPA’s diariamente para a Central de Leitos;
3.     A 10ª Regional poderá, se necessário for, encaminhar os pacientes para hospitais fora do município de Cascavel;
4.     Conselho Municipal de Saúde indicará um representante para acompanhar a auditoria, controle e avaliação dos leitos SUS hospitalares;
5.     Reunião para reavaliação da evolução dos internamentos hospitalares na sede da Secretaria Municipal de Saúde,  no dia  25/07/12.

Como sugestão, para ser avaliada na próxima reunião:
1.         Médico na Central de Regulação de Leitos para contato com os hospitais diariamente.

Acredito que o resultado da reunião foi positivo. Fizemos um balanço da situação, acordamos algumas questões que irão nortear a relação entre as partes envolvidas a partir de agora. Já indicamos os nossos representantes para acompanhar o trabalho de monitoramento da taxa de ocupação de leitos do SUS.

Além disso, o acompanhamento da taxa de ocupação de leitos SUS, por um equipe composta por membros do controle social, certamente poderá nos ajudar a solucionar este problema definitivamente. Já indicamos os  representates do Conselho Municipal de Saúde e esperamos que este trabalho possa ter inicio imediatamente.

Obviamente que o maior problema enfrentado pela Saúde Pública no país é a falta de investimentos por parte do Governo Federal. São 35 Bilhões a menos para o SUS, por conta da regulamentação da Emenda Constitucional 29.

Os Municípios fazem mais do que sua obrigação mínima de 15% do orçamento para a saúde. Cascavel investe 23%.  Os Estados, via de regra fazem as suas, investindo 12% na saúde. No Paraná, agora estamos cumprindo com a legislação, pois no último período, este patamar mínimo era desrespeitado.
Porém a união, que deveria originalmente pelos termos da EC29 investir no mínimo 10% em Saúde, só esta investindo 7% do PIB. Portanto estes recursos poderiam certamente solucionar grande parte de nossos problemas.

Mas a nós cabe gerenciar estes problemas e da melhor maneira possível garantir a dignidade e pronto atendimento a todos que usam o SUS. Eis o nosso desafio e continuaremos sim a denunciar os irresponsáveis do Congresso Nacional que fecham os olhos a estas questões e ao governo federal que, criminosamente omite-se de suas responsabilidades com a classe trabalhadora deste pais.

Um comentário:

  1. O Conselho Municipal de Saúde nomeou Ivanildo Claro da Silva e Amancio Luis Saldanha dos Anjos, para compor a comissão que está visitando os Hospitais para o monitoramento da ocupação de leitos do SUS.

    ResponderExcluir