quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Praça Pública de Cascavel e Lei de Acessibilidade

Um evento acontece na data de hoje em Cascavel para lembrar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.  Não pude deixar de verificar as obras de revitalização de uma praça no centro da cidade de Cascavel e que a meu ver deixam muito a desejar


É um absurdo que na referida obra falte à rampa de acesso a cadeirantes.


Além disso, como se pode verificar a calçada da praça é menor que a calçada existente na Rua Souza Naves e talvez por isso os tijolos vermelhos com alto relevo usados para demarcar o caminho aos deficientes visuais está sem utilidade, depositado na rua.


chamada de Lei das calçadas, determina os parâmetros legais para a acessibilidade na cidade e dá outras providencias, parece que foi desconsiderada.

Por outro lado, na mesma Rua Souza Naves, esquina com a Rua Paraná,  podemos verificar uma grande diferença e as medidas de acessibilidade são evidentemente levadas em consideração.


Calçada mais larga e a linha com tijolos de relevo ao meio.



Na esquina, a rampa para cadeirantes, devidamente identificada.

Já foi publicado um aditivo de 17% de aumento no preço da obra, por que não foi levado em consideração pelo projeto em execução, que as plantas não poderiam sobreviver em cima do asfalto ali existente até então. Precisará primeiro quebrar o asfalto e depois refazer a praça e os canteiros das plantas.

Agora, parece que vão ter que quebrar a calçada para  permitir o acesso das pessoas com deficiência.

Precisamos de uma vez por todas garantir os direitos das pessoas com deficiência em nossa cidade. E isso começa por mais responsabilidade e competência para lidar com o interesse publico.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Eleições no SINTEOESTE, a Democracia é posta à prova

A atual diretoria do Sinteoeste está dando as costas a Democracia, por ocasião das eleições deste ano. Talvez as idas e vindas à Venezuela, tenham contribuído para a mudança de compreensão do conceito de Democracia.
Por lá, Hugo Chaves mudou a lei para permitir a sua reeleição por quantos mandatos quiser. Para Chaves  os “fins justifica os meios", pois ninguém mais naquele país tem as condições de levar adiante o projeto de libertação nacional.
A direção do Sinteoeste, não homologou a Chapa de Oposição, por irregularidade de um dos candidatos. Por outro lado, homologou a Chapa da Dra. Francis que também tem alguns membros impedidos de concorrer segundo o Estatuto Social da Entidade. 
Analise e Interpretação de texto
 Vamos fazer outro esforço para entender o posicionamento da direção do Sienteoeste. Analisemos a conduta adotada a luz do Estatuto da Entidade:
Segundo o Art. 20
São os seguintes cargos que compõe a Diretoria:Presidente, Vice, Secretario, Tesoureiro, Diretor de Formação, . . . etc.
Artigo 22
O mandato dos membros da diretoria será de 2 (dois) anos (grifo nosso).
§ único – Os membros da diretoria poderão ser reeleitos, mas, consecutivamente, apenas uma vez. (grifo nosso). 
Todos sabemos que existem alguns membros da Chapa I,  reeleitos pelo menos uma vez para compor a Diretoria do Sindicato. Logo, são inelegíveis! 
Mas a atual direção entende (convenientemente) que quando o Estatuto diz membros da diretoria, está se referindo ao impedimento de reeleição só no caso de ser ao mesmo cargo de diretoria. 
A interpretação de um texto, muitas vezes nos coloca em diferentes posições acerca de seu conteúdo. Neste caso, porém, a atual direção força demais a barra, em beneficio próprio. o que é absolutamente antidemocrático. 
 Parece que o Sinteoeste esta sofrendo uma intervenção "bolivariana".
A atual Direção, adotado a pratica de Chaves, na qual "os fins justificam os meios". Já não representa mais os anseios da categoria, teme a disputa eleitoral e promove manobras  antidemocráticas, para se perpetuar no poder. 
Com a palavra e principalmente os votos, os servidores da Unioeste e do HUOP.
 Segue abaixo boletim oposicionista.
O Novo Pede Passagem: Sindicato É Para Lutar
Boletim n 01 agosto/2011 
DOIS PESOS, UMA ÚNICA MEDIDA: GARANTIR A CONTINUIDADE SEM DISPUTA!
 Os fatos:
Duas chapas se inscreveram para concorrer à eleição do SINTEOESTE possibilitando após de 10 anos sem disputa, que houvesse o debate democrático entre duas concepções sobre o movimento sindical:
Pela Situação: A Chapa intitulada de “Servidores Unidos na Luta”
Pela Oposição: A chapa intitulada de “O Novo Pede Passagem: Sindicato É Para Lutar”  
Seqüência dos fatos:
A Comissão Eleitoral Central - CEC no cumprimento de suas competências, homologa a chapa da situação e não homologa a chapa da oposição por estar em desacordo com os Artigos 56, 58 e 59 do Estatuto e Item 03 do Edital nº 010/2001 do SINTEOESTE. (Um membro suplente da chapa não está filiado ao sindicato).  
Após a publicação do Edital n1/2011-CEC. A chapa da oposição “O Novo pede Passagem” protocolou recurso a Comissão Eleitoral solicitando a substituição do suplente não filiado e readquirir o direito da chapa participar da eleição. Embora esta possibilidade existisse no regimento das outras eleições, o recurso negado pela comissão.
Na sexta feira dia 26/08, a Comissão Eleitoral recebeu pedido de impugnação da chapa da situação “Servidores Unidos na Luta”, pois a mesma tem na sua composição membros que já estão na diretoria por mais de uma gestão consecutiva, portanto igualmente em desacordo com o Estatuto:  
Artigo 22
O mandato dos membros da diretoria será de 2 (dois )anos (grifo nosso)
§ único – Os membros da diretoria poderão ser reeleitos, mas, consecutivamente, apenas uma vez. (grifo nosso)
Este pedido também foi negado pela Comissão Eleitoral com base no parecer do assessor jurídico do sindicato fundamentado em uma jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral-TSE Resolução 19.970/1997 que diz “ o conceito de reeleição implica em renovação de mandato para o mesmo cargo por mais um período subsequente, em determinada circunscrição”. Que, diga-se de passagem, é de data pelo menos 10 anos antes do Estatuto do Sindicato cuja data é de 2009.
Ora por que então não utilizar também a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral- TSE- Resolução 23.221 - Instrução nº 11-742010.6.00.0000 de 02/03/2010, artigos 39. 46 e 56 que diz expressamente “é facultado ao partido político ou a coligação substituir candidato que tiver seu registro indeferido, inclusive por inelegibilidade, cancelado, ou cassado...”, para julgar o recurso da Chapa “O Novo pede passagem: Sindicato é para lutar”?  
Qual seria então a verdadeira razão para não utilizar o mesmo critério e homologar as duas chapas e oportunizar a categoria de dizer nas urnas o que quer para o Sindicato que os representa?  
☺Existe um Estatuto para cada chapa?!?☻  
A chapa O Novo Pede Passagem defende por princípio, um sindicato onde todos os servidores tenham o direito a opinar, divergir, sugerir e participar das decisões, por isso entende, que a regra deva ser igual para todos e, para que não sejamos levados a cometer injustiças. Desta forma submetemos os argumentos utilizados pela CEC para negar os pleitos, para que os servidores reflitam e julguem com isenção, a prática democrática com que a eleição vem sendo conduzida:
Condução de eleições livres e justas é o que se espera de um Sindicato com o histórico de lutas pautadas pelo princípio da democracia. As eleições ditas democráticas não podem ser de fachadas ou suscitar dúvidas, como vem ocorrendo; sob o risco de, novamente, vermos na UNIOESTE, tomando posse, aqueles quem a comunidade acadêmica de fato não escolheu. Vamos continuar recorrendo pelo nosso direito de participar desta eleição.  
A Democracia Relativa é muito parecida com a ditadura Absoluta – Millôr Fernandes 
Oposição Sindical SINTEOESTE:
 “O novo pede passagem: Sindicato é para lutar!!”


 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Organizações da Classe Trabalhadora indicam representante ao COU Conselho Universitário da Unioeste

Laerson Vidal Matias assumiu a vaga destinada as Organizações da Classe Trabalhadora no COU - Conselho Universitário da Unioeste, para o período de 25/07/2011 a 24/07/2011, pela portaria 2737/2011-GRE.


As Organizações da Classe Trabalhadora, em assembléia realizada na sede da APP-Sindicato, no dia 21/07/211, fez uma pequena avaliação da atuação de nossos representantes no último período e traçou os objetivos para o próximo  mandato. 

A prioridade neste período deve ser a defesa do nosso HUOP, que viveu uma crise no final do ano passado e que carece de atenção por parte do movimento sindical, por conta da crise que assola a saúde pública no nosso país.

Disputaram  vaga para o COU, os sindicalistas Laerson Vidal Matias que obteve 12 votos e foi o eleito, Ivã José de Pádua com 2 votos, com uma abstenção.

Minha primeira participação no COU foi à reunião extraordinária do dia 25/08/2011 na qual foi aprovado o Regulamento e Calendário para a consulta á comunidade acadêmica visando à escolha do Reitor, Vice-Reitor, Diretores de Campi e Diretores de Centros, da Unioeste.

Vou cumprir com os compromissos assumidos com os companheiros e companheiras da classe trabalhadora, fazer um bom trabalho e socializar a pauta e as resoluções que forem tomadas ao longo deste periodo.


sábado, 3 de setembro de 2011

Assembléia da AP-LER (Associação dos Portadores de Lesões por Esforços Repetitívos) elege Diretoria

Assembléia da AP-LER (Associação dos Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos) realizada no dia 25/08/2011, na cidade de Toledo, elegeu nova Diretoria para o biênio 2011-2012.  

A chapa eleita por aclamação ficou assim definida: Presidente: Laerson Vidal Matias; Vice-Presidente: Anderson Francisco; Tesoureira: Ingrid Beatriz Gehn; I° Secretária: Lucia Brentano Vogt e 2° Secretário: Ivo Roque Ostroski.


http://www.jornaldooeste.com.br/cidade/noticias/8795/

Foi também amplamente debatido a necessidade de promover algumas revisões de casos de doenças do trabalho e que estão com a espécie de beneficio previdenciário no INSS, APS de Toledo. Já fizemos uma reunião com a Gerencia local e acordamos encaminhar os casos existentes para apreciação. 

Neste sentido a AP-LER fará um requerimento solicitando a alteração da espécie B-31 para B-91 acidentário, anexando a lista de todos os associados que estão nesta condição. Esta medida é urgente, pois existem alguns casos de demissão de trabalhadores ainda em tratamento, que com o retorno ao trabalho e sem estabilidade gerada pelo beneficio acidentário que é de 12 meses após a alta médica pericial. 

Nesta oportunidade foi também feito a indicação de Laerson Vidal Matias e Ingrid Beatriz Gehn, para compor o Conselho Municipal de Saúde de Cascavel 2012/2013.