quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Praça Pública de Cascavel e Lei de Acessibilidade

Um evento acontece na data de hoje em Cascavel para lembrar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.  Não pude deixar de verificar as obras de revitalização de uma praça no centro da cidade de Cascavel e que a meu ver deixam muito a desejar


É um absurdo que na referida obra falte à rampa de acesso a cadeirantes.


Além disso, como se pode verificar a calçada da praça é menor que a calçada existente na Rua Souza Naves e talvez por isso os tijolos vermelhos com alto relevo usados para demarcar o caminho aos deficientes visuais está sem utilidade, depositado na rua.


chamada de Lei das calçadas, determina os parâmetros legais para a acessibilidade na cidade e dá outras providencias, parece que foi desconsiderada.

Por outro lado, na mesma Rua Souza Naves, esquina com a Rua Paraná,  podemos verificar uma grande diferença e as medidas de acessibilidade são evidentemente levadas em consideração.


Calçada mais larga e a linha com tijolos de relevo ao meio.



Na esquina, a rampa para cadeirantes, devidamente identificada.

Já foi publicado um aditivo de 17% de aumento no preço da obra, por que não foi levado em consideração pelo projeto em execução, que as plantas não poderiam sobreviver em cima do asfalto ali existente até então. Precisará primeiro quebrar o asfalto e depois refazer a praça e os canteiros das plantas.

Agora, parece que vão ter que quebrar a calçada para  permitir o acesso das pessoas com deficiência.

Precisamos de uma vez por todas garantir os direitos das pessoas com deficiência em nossa cidade. E isso começa por mais responsabilidade e competência para lidar com o interesse publico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário