terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fórum Sindical e OAB de Cascavel discutem projeto de implantação de Restaurante Popular

O Fórum Sindical de Cascavel, entidade que congrega os sindicatos de trabalhadores de Cascavel se reuniu nesta segunda-feira (22 de agosto 2011) na sede do Sindeccascavel com integrantes da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Cascavel-Pr para tratarem de assuntos pertinentes ao projeto de implantação e funcionamento, em Cascavel, do Restaurante Popular em Cascavel.
O Projeto Restaurante Popular é um projeto do Governo Federal que visa ofertar alimentos mais baratos aos trabalhadores e a população de baixa renda. Segundo informações verba federal de cerca de 1 milhão e meio para a construção da primeira unidade já estaria liberada pelo Governo desde o ano passado, mas o projeto que necessita de ajustes ainda não está totalmente pronto.
Recentemente integrantes do Fórum Sindical de Cascavel foram ver in loco, o funcionamento dos restaurantes populares implantados na cidade de Toledo. Naquela localidade cinco unidades estão em funcionamento, beneficiando toda população. Na cidade vizinha, os alimentos usados na cozinha dos restaurantes populares, são produzidos em pequenas propriedades rurais e adquiridos num sistema de compra direta.
Nas discussões anteriores os integrantes do Fórum Sindical de Cascavel chegaram à conclusão de que seria necessária a implantação de pelo menos cinco unidades para atender a população de Cascavel. Na proposta do Fórum, quatro das unidades alimentares deveriam ser construídas nos bairros mais populosos e uma na região central da cidade. A unidade central atenderia os trabalhadores do comércio, empresas prestadoras de serviços e outros segmentos como estudantes e transeuntes. Já as dos bairros beneficiariam os trabalhadores das indústrias, empresas e da população em geral.
Após a reunião o presidente da OAB Juliano Huck Murbach disse que a partir de agora soma forma força junto ao movimento sindical por ser o projeto de grande alcance social e de extrema importância para a cidade devendo ser implantado o mais rápido possível e que assim como o Fórum Sindical a OAB também demonstra especial preocupação com o modelo de gestão a ser futuramente implantado quando o restaurante efetivamente entrar em funcionamento.
 Para o secretário do Fórum Paulo Roberto Morais que coordenou os trabalhos da reunião a aproximação das entidades que estão diretamente ligadas aos pequenos produtores desenvolvendo projetos de produção e das matérias primas a serem utilizadas na preparação dos alimentos. Iremos marcar uma reunião com a Secretaria de Agricultura, Secretaria de Ação Social, EMATER, Embrapa para que possamos  estar contribuindo para o aprimoramento e o desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário